quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Matéria: 3º Ano


Essa postagem mostrará ao aluno a matéria que será aplicada no 1º Bimestre nos 3º anos

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  • Introdução ao caderno nº01
  • Situação de Aprendizagem 1: "Regionalização do Espaço Mundial"

Objetivos
Possibilitar ao aluno a compreensão dos critérios usados para a construção de regiões, ou seja: a ação de regionalizar.

Lembrar ao aluno que, uma vez realizada a regionalização (construída a região), o mapa será uma das formas de representação gráfica utilizada para comunicá-las.

Neste sentido, lembrar aos alunos o que é um mapa, os símbolos usados na linguagem e os elementos que constituem o mapa.
- Lembrar que usaremos apenas 4 variáveis ou símbolos (Valor, Cor, Forma, Tamanho) que são explicados pela legenda.
- Discutir o que são critérios (econômicos, sociais, culturais) e que o mapa pode ser uma representação gráfica plana de poder.
- Apresentar os diferentes tipos de mapas de acordo com o critério de regionalização.
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Mapa = Representação gráfica plana e reduzida de uma porção da superfície terrestre. Nesta representação, os elementos da paisagem são vistos de cima

Toda representação possui uma linguagem, que permite a leitura e compreensão do fato representado no mapa. O fato está abordado no título e deve representar a data no qual ocorreu.

Linguagem = É um conjunto de sinais e símbolos que permite a comunicação. Estes sinais são explicados pela legenda.

No nosso estudo, usaremos apenas as 4 variáveis mais frequentes que são:
  1. Forma
  2. Valor
  3. Cor
  4. Tamanho
Título e legenda são elementos obrigatórios em um mapa. Além desses dois, existem mais três elementos: escala, fonte e orientação.

Escala = Informa a relação existente entre o objeto de estudo no seu tamanho e o mesmo onjeto reproduzido no mapa, ou seja: a escala informa quantas vezes o objeto foi diminuído para caber no papel.
As escalas podem ser de dois tipos:

1 - Gráfica 
0     150    300 
 I____I_____I___
onde espaços corresponde a 1cm

2 - Numérica: 
1:50.000
na qual 1cm no mapa é igual a 50.000 cm no tamanho real

Fonte = Indica onde os dados ou informações foram conseguidos
Orientação = Indica a localização utilizando as coordenadas geográficas.

A terra pode ser representada através do globo, do planisfério, ou do mapa-mundi que, de acordo com o critério adotado, podem fornecer informações políticas, econômicas, sociais, botânicas, climáticas, etc...
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Atividades

Uma vez que o aluno já sabe o que significa regionalizar, ele deverá criar regiões de acordo com critérios selecionados pelo professor.
A comunicação das diversas regiões criadas pelo aluno, deverá ser na forma de representações gráficas do tipo de mapas, gráficos e tabelas.

Atividade nº1
Usando os conhecimentos adquiridos sobre como elaborar uma mapa, represente as regiões do espaço mundial de acordo com os seguintes critérios:
a-) Planisfério: Divisão por coordenadas geográficas;
b-) Planisfério: Divisão cultural;
c-) Planisfério: Divisão política histórico-cultural e histórica
d-) América: Divisão política por localização
e-) América: Divisão política sócio-cultural e histórica
f-) Europa: Divisão política sócio-cultural
g-) Ásia: Divisão política sócio-cultural
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  • Assunto nº 2: Regiões da ONU
Nesse 2º assunto do caderno n°01, trabalhe a regionalização do espaço mundial a partir de critérios adotados pelo Banco Mundial e pelo PNUD, órgãos da ONU relacionados com o incentivo ao desenvolvimento econômico. Trata-se então, da compreensão dos principais formas de divisão dos países com base em indicadores de desenvolvimento econômico e pobreza desenvolvidos a partir de 1980.

Esses indicadores são: PIB,PNB, Renda per capita e IDH.

Por esses critérios, considera-se o valor da produção e a qualidade de vida da maioria da população. Assim, mesmo apresentando uma produção econômica elevada, um país será considerado subdesenvolvido se a média de população possuem baixa qualidade de vida.

Definições:

PIB:
PNB = PIB+R¹+R²+R³=
PIB per capita(explicar o que é, e a sua importância)
Expectativa de vida = 
Nível de escolaridade = analfabetismo + matrículas na educação básica e superior.
IDH = Renda per capita + nível de escolaridade + expectativa de vida.

Existem 4 categorias de IDH onde um país pode ser classificado de acordo com uma escola de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a condição de vida.

0,900 a 1 : Desenvolvimento humano elevado
0,800 a 0,899: Desenvolvimento humano elevado
0,599 a 0,799: Desenvolvimento humano médio
Abaixo de 0,500: Desenvolvimento humano baixo

Analisando o Brasil

1-) O que é ser pobre no Brasil segundo dados oficiais.
2-) O papel da escolaridade no  IDH do Brasil
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Atividade nº2

- Construa um mapa por localização e IDH: o gráfico Norte/Sul
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  • Assunto nº3: O Conflito Norte/Sul
Uma vez classificados o nível socioeconômico  dos países segundo o IDH e construído o mapa que representa esta regionalização, realizaremos a análise do Conflito existente, os países ricos e pobres por meio de um dos  seus aspectos: a emissões de CO².

A questão do controle das emissões de CO² na atmosfera constitui um dos conflitos entre o Norte e o Sul, que pode ser discutido, tendo o Protocolo de Kyoto e o IV Relatório de IPPC como estudos de caso.

A 2ª Conferência para o Meio Ambiente (Rio-92) e o Desenvolvimento Sustentável:

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Atividade nº3

- Construir um gráfico que apresente os 10 maiores emissores em milhoões de toneladas e em toneladas por habitante.

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Analisar Brasil, Austrália, China e Oriente Médio

  • Assunto 4 : Globalização e Regionalização Geoeconômica
No assunto nº4 o aluno irá estudar o processo de regionalização geopolítica do espaço mundial em curso e concluir através de mapas, se a regionalização atual está produzindo uma "Nova Ordem Mundial Monopolar e Multipolar".

O aluno deve perceber que, a Nova Ordem Mundial iniciada a partir de 1990 é uma reorientação geopolítica resultante da atual fase do capitalismo, conhecida como Capitalismo Financeiro.

Globalização Econômica e Capitalismo Financeiro são termos equivalentes, que na atualidade, a partir dos seus quatro pólos ( EUA, UE, Japão e China) mais megablocos econômicos regionais, como NAFTA, UE, ASEAN e APEC, devendo-se destacar ainda neste contexto, o Mercosul, bloco liderado por uma potência emergente, o Brasil.
- Ordem Mundial de 1815-1919
- Ordem Mundial de 1945-1990
- Nova Ordem Mundial (após 1990)
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Comparação entre a Velha Ordem e Nova Ordem Mundial

Conhecimentos necessários:
- O que é Velha ordem, o Sistema bipolar
- Nova ordem e o Sistema multipolar
- FMI
- Banco Mundial
- BIRD
- OMC
- G8,G4,G20 e BRICS

Associações econômicas: Mercado comum, zona de livre comércio, união aduaneira, união econômica e monetária.

Explicando:
A velha ordem correspondeu a uma situação geopolítica iniciado na Segunda Guerra Mundial (1945) e que durou até (1991). Conhecido como Guerra Fria, opôs o capitalismo dos EUA, contra o socialismo da extinta URSS. Esta geopolítica levou o nome de sistema bipolar.

Características:
Atuação do FMI do Banco Mundial e da OMC.

FMI: Fundo Monetário Internacional criado em 1946, tem como objetivo evitar crises econômicas como as que conduziram a Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, ele empresta dinheiro para países com dificuldades na balança de pagamentos afim de manter a estabilidade das moedas.

Banco Mundial: Foi criado para auxiliar na reconstrução capitalista após a Segunda Guerra Mundial, seu objetivo é promover a desenvolvimento econômico.

OMC: Organização Mundial do Comércio, criado em 1995, em substituição ao GATT, seu objetivo é garantir o livre comércio entre os países, isto é, garantir práticas comerciais corretas.

Nova Ordem Mundial: Iniciada em 1991 com fim da Guerra Fria. Corresponde a uma geopolítica baseada nas disputas econômicas e não mais nas força militar do período anterior. Por esta razão, é conhecido como sistema multipolar, uma vez que existem várias potências econômicas.

Essas potências associam-se em organizações econômicas, tais como os blocos econômicos ou em organizações de colaboração política, tais como, G4,G8,G20 e o BRICS.

O aspecto mais marcante do sitesma multipolar é o conflito Norte e Sul que opõem as potências emergentes contra as potências do G8.

As potências emergentes, Brasil, Índia e África do Sul, formam o G-3, grupo de países do hemisfério sul.

O G-8, é um grupo formado pelos 7 países ricos do mundo e a Rússia (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália), que estão no hemisfério Norte.

Embora  participe do G-8 como convidado, a Rússia apóia os emergentes do hemisfério sul e, com eles, forma o BRICS.

O conflito econômico do G-8 com o BRICS inaugurou uma série de diálogos entre os países envolvidos, formando o G-20, grupo das nações mais ricas do planeta.

O G-4 é uma aproximação geopolítica entre os países que querem uma vaga no Conselho de Segurança da ONU como membros permanentes. Este grupo é formado por Alemanha, Japão, Índia e Brasil.

 A divisão de poder na ONU ainda reflete os interesses dos países vitoriosos na 2ª Guerra Mundial (EUA, Rússia ex-URSS, França, Reino Unido) e China, que dividiram as regiões do mundo entre si. Os EUA e seus aliados ocidentais criaram a aliança militar da OTAN, que através da expansão do capitalismo do bloco econômico da U.E tem absorvido as economias da Europa Oriental, que faziam parte da aliança militar socialista conhecida como Pacto de Varsóvia.

Os Blocos Econômicos disputam na OMC, desde a Rodada de Doha, o fim dos subsídios agrícolas.
Atualmente, devido a crise da Grécia, além dos subsídios comerciais, o comércio mundial também tem sido prejudicado pela guerra cambial.
A Guerra Cambial é
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